Sucata de Vidro

Em média, no Brasil, é produzido 980 mil toneladas de embalagens de vidro, que utilizam cerca de 45% de matéria-prima reciclada. O mercado que mais utiliza os cacos de vidro usados para a fabricação de novos são as Vidrarias. Este material também é utilizado para produção de fibra de vidro e espuma, pavimentação de estradas, bijuterias e etc.

O vidro é um material de fácil reciclagem, composto por: areia, calcário, barrilha e feldspato. Este material é durável e não biodegradável, tendo uma alta taxa de reaproveitamento, através da forma de cacos.

A utilização dessa matéria prima reciclada na forma de cacos para a produção de embalagens de vidro acaba reduzindo o gasto da fábrica em energia, pois o vidro da reciclagem derrete a uma temperatura menor e mais rápido do que quando utilizada a fusão de matéria-prima original. E também os gastos com água, para cada 10% de caco de vidro utilizado na mistura da produção das embalagens.

O vidro reciclado tem praticamente todas as características do vidro comum. Ele pode ser reciclado muitas vezes sem perder suas características e qualidade. O Vidro é um material 100% reciclável.

No Brasil, cerca de 48,5% do vidro é reciclado e volta para a cadeia produtiva (dado relativo ao ano de 2016)

A forma mais eficaz para ajudar na reciclagem é com a coleta seletiva do lixo, onde empresas, condomínios e outros locais fazem a separação do material para que possa ser recolhido.

Quando o material chega as recicladoras a primeira etapa é separar os vidros por cores e tipos, pois isso é muito importante para ajudar na fabricação de novas embalagens garantindo sua qualidade.